Adulto Idoso

Publicado por: Secretaría General OISS
LER PROGRAMA ADULTO IDOSO

O Programa Adulto Idoso é dirigido a criar um espaço de trabalho conjunto no qual as organizações responsáveis pelo cuidado de idosos nos países da Comunidade ibero-americana possam avançar no análise da situação e na identificação das necessidades e demandas dos idosos e/ou em estado de dependência, contribuindo assim para melhorar a qualidade de vida da população idosa na região através do desenvolvimento de redes de protecção social e assitência em situações de dependência.

Sobre este ponto, a XX Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, (Declaração de Mar del Plata é uma parte integrante do Programa de Acção), decidiu instruir o SEGIB para trabalhar em conjunto com a OISS, o Fundo para a População das Nações Unidas (FNUAP) e CEPAL/CELADE, na preparação de um Programa Ibero-americano que, após a reunião e o estudo encomendados pela Cúpula de San Salvador, aborde a situação dos Idosos na região, com o objectivo de uma melhor protecção.

Assim, a XXI Cúpula Ibero-americana de Chefes de Estado e de Governo, realizada em Assunção, no Paraguai em 2011, aprovou, através do Programa de Acção e de acordo com os mandatos das Cúpulas anteriores, à implenmetação do Programa Ibero-americano sobre a Situação dos Adultos Idosos na Região, a fim de conhecer e melhorar a situação deste grupo nos países da Comunidade Ibero-americana. O documento do Programa Ibero-americano aprovado pela XXI Cúpula pode consultar-se na secção documentos.

Neste sentido, a Organização Ibero-americana de Seguridade Social (OISS) tem trabalhado de perto com a Secretaria Geral Ibero-americana (SEGIB), em diferentes actividades para melhorar a qualidade de vida das pessoas na fase da senectude, para alcançar um maior e melhor atendimento dos adultos idosos, a promoção de estilos de vida saudáveis, a atenção e seguimento a pessoas con factores de risco, o acesso à saúde dos adultos idosos, a promoção do envelhecimento activo, a melhora das condições de accesibilidade do entorno, a promoção da autonomia pessoal e a atenção das necessidades das pessoas idosas em situação de dependência.

Reciente


Protocolo de Supervivencia contra el Coronavirus

25 de septiembre de 2020, El Salvador.


Protocolo de Contingencia frente al Coronavirus

25 de septiembre de 2020, El Salvador.


Protocolo de Salud Institucional para Identificar posible Empleado con síntomas de COVID-19

25 de septiembre de 2020, El Salvador.


Protocolo Integral de Riesgos Biológicos en los lugares de Trabajo

25 de septiembre de 2020, El Salvador.


‘Lineamientos generales para adopción de medidas sanitarias en la reanudación de actividades del sector público y privado’

25 de septiembre de 2020, El Salvador


Situación del COVID-19 en América Latina (Hasta el 21 de septiembre)

25 de septiembre de 2020, Madrid, España.


Guías del Ministerio Público: ‘Los derechos laborales y la seguridad social en tiempos de pandemia por COVID-19’

25 de septiembre de 2020, Bogotá, Colombia.


Seminario Web: “Presentaciones de Redes Nacionales de la RIEI”

25 de septiembre de 2020, Madrid, España. Encuentro organizado por la Organización Iberoamericana de Seguridad Social (OISS) y la Red Iberoamericana de Empresas Inclusivas (RIEI). HORARIOS SEGÚN PAÍS: 08:00 h. en Managua, San Salvador, Costa Rica, Guatemala, Tegucigalpa (UTC -6) 09:00 h, en Quito, Ciudad de Panamá, C. México, Lima, Bogotá (UTC -5) 10:00 h. en La Paz, Asunción, Santiago […]